O carnaval é uma das manifestações culturais mais marcantes do nosso país. Seja no Rio de Janeiro, na Bahia, em Pernambuco ou em qualquer canto do Brasil, cada região comemora de uma forma diferente.
Curtindo bloquinhos de rua, em trios elétricos, no sambódramo vendo um desfile de uma escola de samba, em bailes ou até mesmo em casa curtindo com a própria família.
No meu caso, prefiro ficar em casa assistindo aos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro pela TV.
E, claro, também gosto de produzir algumas artes. Este ano, fiz uma máscara de Carnaval em aquarela para ilustrar essa época tão vibrante.
Fique no texto e veja como foi o processo artístico da minha ilustração.
🎭 Máscaras de Carnaval no Brasil
Antes de falar sobre o meu processo artístico, quero escrever sobre a origem desse adereço que todos os anos são usados por foliões de todo canto do país.
As máscaras de Carnaval começaram a ser usadas nos bailes da elite da carioca no século XIX.Elas surgiram como uma forma de se difereciarem do entrudo — uma brincadeira feita pelas classes baixas durante o Carnaval que tinha como objetivo jogar sujar ou molhar as pessoas.
Com o tempo, o uso das máscaras se popularizou, e as classes mais populares também passaram a utilizá-las para brincar nas ruas.
Hoje, as máscaras fazem parte do imaginário carnavalesco brasileiro, representando mistério, fantasia e liberdade.
🎨 Meu processo artístico
Depois de uma mini aula de história sobre como começou a ser usada máscara para brincar Carnaval no Brasil, posso escrever sobre o meu processo criativo de como ilustrei e pintei a máscara que parece neste texto.
Tudo começou sobre o que escrever para esse blog, já que estou escrevendo apenas alguns dias antes de postar no dia da semana que escolhi, no caso quarta feira.
Como não estou fazendo tutoriais, estou me dedicando a escrever sobre o meu processo artístico, assim escolho uma referência, desenho, pinto com tinta aquarela e escrevo sobre isso para vocês.
Como é mês do Carnaval, decidi ilustrar uma máscara e procurei uma referência no Pinterest — um rede social que amo, mas tenho que procurar outros sites para me inspirar a criar — e comecei o meu processo iustrar.
Desenhei a máscara em uma folha A6 e contornei as linhas com a minha caneta nanquim número 02.
Em seguida pintei toda a máscara com a cor Vermelho - 021 e esperei secar antes de fazer o efeito de glitter.
✨ Efeito de glitter
Para fazer esse efeito, utilizei a técnica "Lápis com a ponta molhada" usando as cores:
- Vermelho - 021,
- Vermelho-escuro - 027,
- Preto - 099.
Depois de secar todos os pontos, fiz as penas da máscara de Carnaval com as cores:
- Vermelho - 021,
- Vermelho-escuro - 027.
Para criar o efeito das penas, fiz uma linha central e, a partir dela, puxei pequenos traços em movimento único (apenas de ida). Depois, aquarelei.
Usei a cor Preto - 099 para fazer as sombras, mas, mais uma vez, não foi uma boa escolha e preciso melhorar o controle dessa cor, pois não gostei totalmente do resultado.
Para finalizar, utilizei a caneta branca Posca para adicionar pontos de luz e dar mais destaque à ilustração.
🎨 Considerações finais
E foi basicamente isso o meu processo artístico de ilustrar uma máscara de Carnaval.
Definitivamente, preciso aprender a controlar o lápis aquarelável da cor Preto - 099 pois não estou gostando de como ele está ficando nos meus desenhos.
Espero que tanham gostado e não esqueçam de comentar e compartilhar o meu blog MignacAquarela com amigos, conhecidos e até com os inimigos 😁😁😁😁.

Comentários
Postar um comentário