Meu Processo Criativo em Aquarela: Pinturas, Experimentos e Reflexões Longe do Blog

Fiquei um tempo sem postar aqui porque estava com preguiça de fazer textos que seguissem todas as regras do algoritmo do Google e, ao mesmo tempo, precisei me dedicar a outras atividades que podem me trazer algum retorno financeiro no futuro.

Isso,porém, não significa que deixei de usar a aquarela. Muito pelo contrário: me senti até mais livre para pintar o que quisesse, pois não precisava pensar em algo fácil para pintar ou transformar o tutorial. Bastava só escolher uma referência e pintar.

Inclusive, os posts de tutoriais, vão diminuir bastante, pois não vou ter muito tempo para me dedicar a esse tipo de conteúdo. Em vez disso, pretendo escrever mais sobre o processo de pintura, dicas de materiais, experimentos e outras novidades que vou trazer aqui para o blog.

Feitas as explicações, vou escrever um pouco sobre o processo das minhas aquarelas produzidas durante esse período longe do blog.

 ❄️ Paisagem de neve

Meu-Processo-Criativo-em-Aquarela-Pinturas-Experimentos-e-Reflexões-Longe-do-Blog-Paisagem-de-neve.jpg

A ideia inicial era fazer um tutorial de como pintar neve com  lápis aquarelavél, mas de última hora e só quis pintar a referência que encontrei no Pinterest. Inclusive pretendo postar mais conteúdos  por lá —aguardem .

O desenho até ficou com um aspecto de neve, mesmo não curtindo muito a pintura. Para quem tiver curiosidade, utilizei as seguintes cores:
  • Azul 047,
  • Azul escuro 043,
  • Amarelo 007,
  • Marrom 076.
Inclusive fiz um texto baseado no que estava sentindo quando fiz esse desenho e cheguei a postar no lugar do post tutorial. Eu arquivei o post, mas vou deixar o texto aqui em baixo para vocês terem um pouco da dimensão que eu estava sentindo no momento:

🏠 Casa isolada na neve - post publicado 17/12/2025 , está arquivado

Estava com vários planos para o final do ano aqui para o blog mas tive que viajar de novo e não pude trazer todos os materiais de aquarela.

Trouxe apenas a caixa de lápis de cor aquarelável da Faber-Castell para fazer alguns posts, mas a preguiça me dominou...

É final do ano, estou longe de casa e não estou afim de fazer tutoriais que ninguém vai ver...

É chato você se dedicar em algo e não ter nenhum retorno...

Foi o projeto do ano, a esperança de ganhar algum dinheiro e não deu certo...ainda.

Tem algumas pessoas que conhecem o meu blog e gostam dele. Fico feliz com isso, porém quero ganhar algum dinheiro com ele.

Fora que fazer tutorial da trabalho e ainda por cima meu computador pifou depois de uma atualização do jogo The Sims depois que faço todos os anos...

Fiz esse desenho no intuito de ensinar como fazer neve com aquarela. Mas não estava afim de tirar foto de cada etapa, editar e renomear as fotos.

Porém isso representa um pouco do que estou sentindo em relação a esse trabalho....


 🎆Fogos de artifícios

Meu-Processo-Criativo-em-Aquarela-Pinturas-Experimentos-e-Reflexões-Longe-do-Blog-Fogos-de-artifícios.jpg


A ideia aqui era reproduzr o efeito de fogos de artifícios que vi nas redes sociais, inspirado no estilo Bobbie Goods — em breve farei um post sobre esse sucesso de vendas (e de ódio) no blog, pintando um desenho do livro com lápis aquarelável.

Queria fazer esse efeito usando lápis aquarelável, mas não funcionou como eu esperava. A caneta branca não deu o destaque necessário, e o resultado ficou parecendo apenas alguns pingos estranhos em um céu totalmente preto.

A única coisa boa da aquarela são os ursos que me inspirei em um desenho de colorir que vi no pinterest.

E vocês gostaram da minha pintura? O que fariam no meu lugar para dar destaque para os fogos de artifícios.

 🫧Menina no meio da bolhas de sabão

Meu-Processo-Criativo-em-Aquarela-Pinturas-Experimentos-e-Reflexões-Longe-do-Blog-Menina-no-meio-da-bolhas-de-sabão.jpg


Essa pintura foi inspirada em uma foto de uma das filhas da influenciadora e empresária Kylie Jenner.

Vi as fotos no twitter ( me recuso a chamar de X 😅) e simplesmente veio a ideia de representá-la usando lápis aquarelável.

 O desenho deu bastante trabalho por causa da quantidade de círculos que representam as bolhas.  Mas o pior estava por vir...

Para criar o efeito de bolha de sabão com lápis aquarelável, pesquisei como poderia fazer isso e encontrei um vídeo da Piadache que dava várias opções de como pintar bolhas.

O efeito em si não é difícil mas como fiz bolhas pequenas, foi trabalhoso pintar cada uma com três cores primárias para depois passar água  para ver o efeito acontecer.

No final, a pintura não ficou como eu gostaria, principalmente porque o rosto acabou parecendo mais o de uma mulher do que o de uma criança.. Preciso estudar um pouco mais para refazer esse desenho no futuro.

 👩‍🦱Mulher com pano na cabeça

Meu-Processo-Criativo-em-Aquarela-Pinturas-Experimentos-e-Reflexões-Longe-do-Blog-Mulher-com-pano-na-cabeça.jpg


De todos os seis pinturas que fiz nesse período, essa é a que mais gostei do resultado.

As cores, as sombras, a luz e o próprio desenho como um todo  ficaram muito bons.
Quando consigo pintar um desenho com paciência e atenção,  costumo ficar satisfeita com o resultado.

Rostos são algo que eu amo desenhar e já tenho uma noção básica de proporções. Tenho, inclusive, um livro que ensina a desenhar rostos e pretendo fazer uma resenha dele aqui no blog.

 🖤Boneca em tons de preto

Meu-Processo-Criativo-em-Aquarela-Pinturas-Experimentos-e-Reflexões-Longe-do-Blog-Boneca-em-tons-de-preto.jpg


Diferente das pinturas anteriores, essa foi feita no meu caderno específico para estudos com lápis aquarelável.

Pimeiro fiz um desenho inspirado em uma linha de bonecas chamada  Shadow High e ele ficou maravilhoso, apesar de alguns erros de execução.

Porém, na hora de pintar, mesmo usando a mão leve, o resultado não ficou bom e pretendo refazer tanto o desenho quanto a pintura futuramente.

 🦋 Uma borboleta diferente

Meu-Processo-Criativo-em-Aquarela-Pinturas-Experimentos-e-Reflexões-Longe-do-Blog-Uma-borboleta-diferente.jpg


Essa borboleta com uma espada no meio e palavra "pray" (rezar) foi inspirada em uma tatuagem da personagem Jolyne Kujo, do mangá/anime Jojo Bizarre Adventure: Stone Ocean.

Eu amo essa parte do anime — assim como todas as outras. Ao todo são seis partes, e em breve será lançada a sétima. Já queria representar essa borboleta há bastante tempo.

O desenho acabou ficando um pouco torto, mas a pintura ficou até que boa. Poderia ter aplicado um pouco mais de pressão ao usar o lápis aquarelável.



Essas foram as pinturas que fiz enquanto estive afastada do blog.Espero que tenham gostado e que não tenham se esquecido de mim nesse tempo.

Às vezes, precisamos nos afastar um pouco das coisas que amamos para não acabar odiando aquilo que nos faz bem.

Não esqueçam de comentar e continuar acompanhando os textos do Blog Mignac Aquarela 💙



Comentários