Por que blog e não redes sociais?

 

Por-que-blog-e-não-redes-sociais

Se alguém está acompanhando esse blog — espero que sim — pode estar se perguntando: "Por que uma pessoa faz um blog em pleno 2025, com tanta rede social por aí?"

Bom eu confesso que até eu pensava assim... até descobri que ainda tem gente que investe em blog e que as redes sociais não são tão boas assim para conquistar público. Digo isso por experiência própria.

A seguir, compartilho alguns dos motivos pelos quais estou investindo em um blog de aquarela e não em uma rede social, para falar sobre esse tema.

Minha experiência com Instagram

Antes de chegar na decisão de criar um blog, já tinha me dedicado há um bom tempo a um perfil no Instagram voltado para desenhos.

Eu tinha meu perfil pessoal, mas em 2019/2020 decidi criar uma conta específica para postar minhas ilustrações de moda, e, assim, atrair seguidores que quisessem encomendar um desenho comigo.

Lembro que, todos os dias, eu acordava, fazia um desenho e postava no Instagram. Durante um tempo isso me deixava feliz, mas, ao mesmo tempo, preocupada por não ver o número de seguidores subir.

Essa conta nunca passou dos 100 seguidores e, por esse e outros motivos, decidi excluí-la e postar os desenhos no meu perfil pessoal.

Decidi transformar meu perfil pessoal em uma conta voltada às ilustrações de moda, o que funcionou por um tempo.

Consumia conteúdos da internet para entender como fazer o perfil crescer, participa de desafios de arte, criava enquetes nos storys, fazia collabs com outros perfis e, por fim, cheguei até a fazer reels.

Até que um dia, o bloqueio criativo me pegou. Eu não conseguia mais desenhar todos os dias e havia perdido o prazer em desenhar, por conta da pressão de ter que postar todos os dias.

Mas dois acontecimentos mudaram meu relacionamento com o Instagram: meu tablet ter quebrado — eu estava estudando desenho digital — e decidi que não queria mais desenhar apenas para alimentar o algoritmo da plataforma.

A partir desses dois fatos, parei de criar conteúdo para Instagram e fiquei um tempo sem desenhar. 

O que me ajudou a voltar a desenhar foi o livro "O Caminho do Artista", da autora Julia Cameron, que pretendo resenhar aqui no blog futuramente.

Em relação ao Instagram, até voltei a postar com alguma frequência, mas percebi que não era esse o caminho que eu queria seguir para trabalhar com arte. E, aos poucos, fui me afastando da rede.

A ideia de criar um blog

Sempre tive vontade de criar um blog. Afinal, vivi a época em que isso era moda — entre os anos 2004 à 2009.

Mas nunca criei um naquela época, porque sentia que minha vida era "sem graça" e que eu não teria nada a falar, então guardei esse sonho para mim...

Até que, após todos os problemas com Instagram que relatei acima, decidi realizar esse antigo desejo. Pesquisei se ainda valia a pena criar um blog, mesmo com tantas redes sociais por aí. 

E descobri que sim, ainda valia a pena criar um blog, pois as suas vantagens são:
  • Não precisar postar todos os dias,
  • Poder criar conteúdo em um ritmo mais tranquilo,
  • Possibilidade de programar os posts,
  • Desenvolvimento da escrita — uma atividade que amo,
  • Capacidade de ensinar algo com mais profundidade,
  • Várias formas de monetização possíveis.
Foram essas vantagens que me fizeram criar um blog e agora estou aqui fazendo um post sobre tudo o que aconteceu para chegar até aqui.


Gostaram de saber um pouco da história por trás do blog Mignac Aquarela? Tem mais curiosidades sobre o nascimento deste blog? 
Deixe nos comentários as suas perguntas que eu respondo ou faço um post sobre a dúvida.

 

Comentários