- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Quando estamos entrando no mundo da aquarela e vamos comprar nosso primeiro kit, surge uma dúvida muito comum: aquarela em pastilha ou em bisnaga?
As duas opções têm vantagens e desvantagens que precisam ser consideradas antes de fazer sua escolha.
Fique no post e descubra qual tipo de aquarela é melhor para o seu caso.
Aquarela em pastilha
A aquarela em pastilha vem com a tinta mais concentrada por ter menos aglutinante na fórmula, são mais sólidas se comparada com a tinta em bisnaga, vem em menor quantidade e são mais secas.
Geralmente, é vendida em estojos — escolares ou profissionais —, no formato pan (pastilha inteira) ou half pan (meia pastilha)
As vantagens da aquarela nesse formato são:
- São práticas para pintar ao ar livre,
- Para quem tem pouco espaço para usar aquarela em casa,
- Não liga para que o estojo fique sujo,
- Pode montar um estojo com as cores que quiser,
- Boa para pintar em folhas pequenas,
- A tinta é mais concentrada do que na bisnaga.
Já as desvantagens são:
- Se fizer as misturas de cores nas pastilhas ao invés de um godê, por exemplo, você vai contaminar a tinta,
- Vem pouca tinta se comparada com a bisnaga,
- Cores menos vibrantes,
- Precisa de mais água para fazer a aquarela funcionar.
Aquarela em bisnaga
As bisnagas são feitas com materiais como plástico ou metal laminado, as quantidades que vem no tubo de tinta variam conforme a marca da aquarela e tem a textura mais fluida.
Costumam ser indicadas para os iniciantes em pintura da aquarela, pois facilita a prática das proporções de água e tinta em relação às aquarelas em pastilhas.
Podem ser encontradas em Kits, que geralmente vem 12 bisnagas de aquarela ou em unidades vendidas em lojas especializadas em arte, ou em sites de departamento.
As aquarelas que vem em bisnagas tem as seguintes vantagens:
- As cores são mais vibrantes se comparada com as aquarelas em pastilha,
- É mais fácil de fazer misturas e degradês,
- Ideal para folhas grandes,
- Evita a contaminação de outras cores como pode acontecer na pastilha,
- Se colocadas em um godê e deixar secar, pode ser reativadas com água.
Já as desvantagens desse tipo de material são:
- Difícil de transportar para pintar ao ar livre,
- Se não fechar a bisnaga direito, corre o risco de aquarela ficar ressecada,
- Caso coloque no godê para usar a tinta depois e não proteger o material com um pano ou um saquinho plástico, a aquarela vai pegar poeira,
- Para fazer mistura de cores, vai precisar de um godê.
Minha experiência usando os dois tipos de aquarela
Como a maioria das pessoas que entram em contato com aquarela pela primeira vez, eu usei a aquarela em bisnaga para aprender a técnica. Com o tempo e a experiência, eu comprei a aquarela em pastilha para ver como era e acabei gostando mais por ser mais fácil de transportar e não ocupar muito espaço na minha casa.
Teve uma época que não estava mais a fim de usar aquarela e doei parte do meu material, incluindo 6 bisnagas da marca Van Gogh, uma das melhores aquarelas estudantis do mercado — como me arrependo disso...—.
Quando decidi voltar a estudar aquarela, optei por uma aquarela em pastilha, da marca Giotto, por ser mais prático e porque já sabia como usar esse material.
Qual opção escolher?
Você tem que refletir muito sobre sua rotina, espaço e nível de conhecimento antes de fazer uma opção, pois ambas têm suas vantagens e desvantagens.
Mas caso for iniciante, eu indico a aquarela em bisnaga por ser mais fácil de aprender e controlar do que a aquarela em pastilha que tem uma quantidade menor de tinta.
Portanto, podemos ver ao longo do post que aquarela em pastilha ou em bisnaga tem as suas próprias qualidades e que a escolha por um dos materiais vai depender mais do seu estilo, espaço e experiência.
Gostou do post? Sabia que existiam diferenças entre esses dois formatos de aquarela? Deixe nos comentários quais materiais você quer ler mais no blog.
Comentários
Postar um comentário