Meu primeiro contato com aquarela

Meu-primeiro- contato-com-aquarela


Neste post, vou contar como foi a primeira vez que entrei em contato com aquarela— a tinta e a técnica que inspiraram o nome deste blog.

Foi mais ou menos na primeira metade dos anos 2010, e desde então eu mantenho uma relação de altos e baixos com esse material tão encantador.

Fique no post e descubra como essa história começou ainda na época da faculdade.

O desenho apareceu na minha vida

Antes de falar da minha primeira experiência com aquarela, preciso falar sobre o desenho, que entrou primeiro da minha vida e teve todo o caminho que me levou a aquarelar.

Comecei a querer a aprender a desenhar com 17 anos e por forte influência do anime Sailor Moon, um dos meus personagens preferidos da vida.

Antes disso eu até desenhava, mas não era algo sério e fazia só ocasionalmente — como se não fizesse atualmente… 😅😅😅😅

Porém, decidi estudar desenho de fato e depois de muito bater a cabeça e entender que não poderia aprender tudo ao mesmo tempo, escolhi o estilo mangá para aprender primeiro.

Foquei nesse estilo de desenho, até que me enjoei de fazer uniformes escolares e procurei como desenhar roupas no YouTube e o desenho de moda entrou na minha vida...

Quando conheci a aquarela

Mesmo estudando desenho de moda, nunca deixei de acompanhar outros canais do YouTube que falavam sobre outros estilos de arte. E foi em um desses vídeos que ouvi falar da aquarela pela primeira vez.

Eu imagino que vocês queiram saber o nome específico do canal, mas, infelizmente, não tenho uma memória tão boa assim para lembrar o nome exato...

O importante é saber que conheci a técnica/tinta aquarela e me apaixonei pelas pinturas de aquarela que via meus artistas favoritos usarem.

Usei a aquarela pela primeira vez

Minha primeira experiência com aquarela aconteceu por volta de 2014/2015, durante a Semana Artística da Escola de Belas Artes — ou como todos conhecem EBA.

Descobri sobre o evento por um cartaz exposto na Faculdade de Letras e nele estava escrito que além da exposição de trabalhos, iria rolar oficina de aquarela para quem quisesse mexer na tinta.

Decidi que ia faltar aula para poder participar da oficina e assim ter meu primeiro contato com tinta aquarela.

Dia da oficina

No dia da oficina, tinha uma artista que nos apresentou a aquarela e explicou como funciona e mostrou algumas técnicas básicas para podermos experimentar.

Após a explicação, ela nos deu uma folha para cada participante e aí, sim, eu pude realmente pintar algo com a tinta.

Decidi fazer um desenho primeiro e depois pintar, então eu fiz um desenho de menina com olhos de mangá com um vestido ombro a ombro.

Após desenhar, pintei com as cores amarelo, vermelho e roxo, decidindo fazer um fundo com bolas vermelhas e listras verdes.

No verso da folha, fiz um segundo desenho, dessa vez um croqui com cabeça de coração e vestido curto, usando azul e marrom como cores principais. Nessa mesma folha, fiz um rostinho pequeno, para mostrar como seria o rosto do croqui.
Meu-primeiro- contato-com- aquarela-dia-da-oficina



E assim foi meu primeiro contato com aquarela.



Como você viu ao longo do post, contei como foi a minha primeira experiência com tinta aquarela há muito anos, de forma simples, mas muito significativa.
Gostaram de saber da minha experiência com aquarela? Deixe nos comentários qual é a sua história com a tinta aquarela.





Comentários